Lembra que comentei sobre um novo projeto de patchwork, o Jardim da Vovó? Criei o tutorial abaixo ensinando como fazer o seu, é bem simples. Só precisa de paciência e dedicação! 

Passo 1
Primeiro você vai precisar escolher um tecido. Nas lojas, pode pedir tecidos específicos para patchwork, que em geral possuem estampas pequenas, delicadas. Tudo a ver com o trabalho! Atualmente também tenho encontrado lojas vendendo retalhos, bem mais barato do que comprar por metro. Na região da 25 de Março (São Paulo) existem várias lojas, só precisa ter paciência e tempo para procurar e escolher. 

O ideal é que selecione alguns padrões diferentes, mas que combinem entre si. Por exemplo: xadrex, listrado, florzinhas etc que tenham tonalidades/cores semelhantes ou que “conversem”.

Tecidos para patchwork

Passo 2
Fazer moldes de hexágonos em 2 tamanhos: 1 para cortar o tecido (4.5cm largura) e um com 2 cm a menos para cortar papel sulfite (2.5cm largura), conforme as figuras abaixo:

Hexágonos de 4.5cm e 2.5cm

Hexágonos de 4.5cm e 2.5cm

 Passo 3
Utilize os moldes para cortar quantos hexágonos (tanto de tecido quanto de papel) forem necessários para completar o objeto que você deseja, isto é, se você quer utilizar apenas 1 flor, serão necessários 7 peças, sendo 1 miolo e 6 pétalas. Com uma flor, você já pode se aventurar em aplicações para camisetas, bolsas etc. Mas, se como eu tem planos mais ousados, como um edredon (rs), pode ir cortando vááários! :) 

Nota: O molde de papel pode ser reaproveitado algumas vezes. No passo 6, explico como.

Bolsa com aplicação de Flores

Passo 4
Pegue 1 hexágono de tecido e 1 hexágono de papel e comece a alinhavá-lo. Não se preocupe em deixá-lo bonito. Como diz o nome, é apenas um alinhavo, será descartado mais tarde. Só precisa se certificar que dobrou corretamente as bordas, para que todos os hexágonos fiquem do mesmo tamanho. 

Hexágono alinhavado - frente

Hexágono alinhavado - verso

Passo 5
Depois de fazer 7 dessas peças, já pode confeccionar 1 flor. Escolha uma para ser o miolo, pegue outra peça e costure-as. O ideal é que utilize o ponto invisível para uni-las, colocando uma de frente para a outra. Depois, é só ir unindo as outras pétalas. Confira:

Ponto invisível entre as peças, uma virada de frente para a outra

Juntando peça a peça

Flor finalizada, ainda com o alinhavo

 Passo 6
Depoois de completada a flor, passe a ferro para que fique firme e retinha. Aí poderá retirar o alinhavo e reulizar o molde de papel para fazer outro hexágono. A flor ficará assim:

Flor finalizada, sem o alinhavo

Agora é com você!😀 Boa sorte e entre em contato se tiver dúvidas, será um prazer ajudar! 

Post relacionado:
Hobby – Patchwork