Estamos na era da tecnologia e mesmo assim não conseguimos nos livrar 100% dos documentos em papel. Já havia comentado sobre isso, de uma forma geral, no primeiro post de Organização, mas agora vou detalhar como guardo meus documentos em papel e também as minhas mídias (CD/DVD) de backups que faço (SIM!!!! Cópia de segurança é muito importante e faço frequentemente. Você também deveria!😉 ).

Como também trabalho em casa, ter um quarto específico para esse fim  (Home Office) era pré-requisito quando me mudei. Eu mesma projetei os armários e todos os espaços. Tenho uma gaveta de arquivo (daquelas de fichários de escritório), nada mais prático do que utilizar pastas suspensas para guardar os documentos. Criei uma pasta para cada assunto, algumas delas são subdivididas em tópicos. Coloquei-as em ordem alfabética e isso facilita o acesso e o armazenamento. Veja na foto abaixo:

Organização de documentos em papel

Também deixo separado o que é da Casa (por ex: IPTU, contratos), Pessoal (ex: NFs, IR) e de Trabalho (ex: documentos, contratos).

Sobre as mídias (CD/DVD), eu costumava guardar alguns em porta-cds (claro que separado por assuntos rs) e a grande maioria em caixinhas individuais, mas a quantidade aumentou demais e eu precisava de alguma solução que ocupasse menos espaço.

Procurei em lojas especializadas, internet, enviei e-mail para fabricantes de artigos para escritório e finalmente encontrei algo P-E-R-F-E-I-T-O! Existem pastas de acrílico do mesmo estilo das suspensas. Armazena até 6 CDs, 3 de cada lado. Junto com a pasta, vem tag de identificação e etiqueta para descrição de conteúdo. Veja:

Organização de mídias