Pote de coleta de Óleo de Cozinha - Porto Seguro

 O que você faz com o óleo de cozinha já utilizado? Joga na pia? No quintal? Na lixeira? Vira sabão?

Se você costuma jogar na pia, saiba que além de entupir o ralo, ele desce pela rede de esgotos e chega nos rios/mar. Se você joga no seu quintal, lembre-se que o óleo causa a impermeabilização da terra, dificultando a passagem da água de chuva e propiciando enchentes. Ele também pode eliminar gás metano em contato com o sol, o que propicia a chuva ácida. Essas duas são as piores escolhas que você pode fazer como descarte!

Se você tem tempo e quer reaproveitar o óleo para fazer sabão, aqui está uma receitinha básica. Além de ter uma atitute ecologicamente correta e sustentável, ainda economiza!

Material
5 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de água
200 ml de amaciante
1 kg de soda cáustica em escama

Modo de Preparo
Coloque a soda em escamas no fundo de um balde, junte a água fervendo e mexa até diluir todas as escamas da soda. Então acrescente o óleo e mexa.  Depois, o amaciante e mexa novamente. Coloque a mistura numa forma e espere secar. Por último, corte o sabão no tamanho que desejar.

CUIDADO: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. Utilize luvas e utensílios de madeira/plástico para preparar a mistura.

Agora, se como eu, você utiliza pouco e não sabe como pode descartar, a melhor opção que encontrei foi o projeto da Porto Seguro. Eles fornecem mini galões plásticos e retornáveis que você pode levar para casa e ir armazenando. Quando estiver cheio, leve à um de seus postos de coleta e despeje no recipiente específico para isso.  O óleo passará por processos químicos e físicos e será utilizado na produção do biodiesel. Não é maravilhoso?

No site da Porto, você pode conferir quais são os endereços (em São Paulo, Santos e Campinas).