Precisava provar para saber se é tão gostoso quanto lindo!😀

Aprendizes com o Chef Marcelo Angele do Senac

Participei recentemente de um workshop de Cupcake oferecido pela parceria do Senac Aclimação com o Centro Cultural São Paulo! Adultos e crianças a partir de 6 anos puderam participar da mini aula de gastronomia ministrada pelo Chef Marcelo Angele, professor do Senac.

Como o local não era exatamente uma cozinha ou laboratório próprio para manuseio de alimentos, a aula foi mais voltada para decoração de cupcakes com topping de merengue suíço (veja abaixo a receita), dicas e claro, diversão!

 Apesar de crianças pequenas terem participado também, foi super tranquilo, silencioso (!). Deviam estar fascinadas com os confeitos coloridos, cheirinho de bolo recheado de gotas de frutas vermelhas (confira também essa receita no final do post) e radiantes por terem recebido avental e chapéu de chef!

Depois de tanto trabalho (rs) confeitando com o merengue e as estrelinhas de açúcar, uma pequena pausa para fotos da obra de arte e… NHAC!!! Tudo bem simples, mas muito divertido! Valeu a pena!

Jardim suspenso

Fazia muito tempo que eu não ia ao Centro Cultural. Como era em um sábado, o local estava bem cheio, mas não lotado. Tranquilo para passear. Pude observar muitas pessoas conversando, jogando, estudando, namorando, almoçando ou simplesmente curtindo o final de semana. Conversei com um simpático senhor que cuida do andar superior (Caio Graco), que me atualizou sobre os eventos do mês e deu ótimas dicas de como aproveitar melhor o local. Realmente as boas dicas culturais (e gratuitas!) de São Paulo não são tão divulgadas, infelizmente.

Uma das melhores dicas foi saber que  há um Telecentro que oferece serviço de lan house (de terça a sexta, das 10h às 19h30; sábados e domingos, das 10h às 17h), a qual podemos utilizar por uma hora. Ou então, antes de sair de casa, basta cadastrar no site para obter uma senha de wi-fi (internet sem fio) e usar o dia todo. Tem mesas para jogar xadrez, jardim suspenso, espaço para leitura, bancos nas praças, segurança, faxineiras super atenciosas, pessoas ensaiando peças, outros divulgando shows… Adorei conhecer esse lado A paulistano, acessível a todos e muito bem conservado!

This slideshow requires JavaScript.

RECEITA DO CUPCAKE DE FRUTAS VERMELHAS

INGREDIENTES

200 grs manteiga
3 ovos
300 grs açúcar
300 grs farinha de trigo
240 ml leite
10 grs fermento em pó
50 grs de gotas de frutas vermelhas

MODO DE PREPARO
Bata a manteiga com os ovos e o açúcar até ficar um creme, junte a farinha de trigo, o leite e o fermento. Misture até ficar homogêneo.
Adicione as gotas de frutas e coloque em forminhas Nº0, próprias para cupcake. Leve ao forno 200ºC por aproximadamente 20 minutos.

 

RECEITA DO MERENGUE SUÍÇO

INGREDIENTES
150 grs clara
300 grs de açúcar

MODO DE PREPARO
Misture o açúcar com as claras, leve ao fogo até atingir 53ºC. Bata as claras até atingir ponto de neve. Bata até esfriar completamente.

 

Posts relacionados:

Fazendo arte com cupcakes
Curso de Cupcakes para iniciantes
Happy Children’s Day!

O mesmo workshop na visão de Fabio Soares